Perguntas frequentes

Pág. 2 de 2

O acesso aos documentos da BMEL pode ser livre, condicionado ou reservado.
Nas salas de leitura os utilizadores podem consultar qualquer obra nelas existente, dirigindo-se diretamente às estantes, pois é-lhes facultado o livre acesso à documentação.
Os documentos assinalados com bola vermelha são apenas para consulta local (Fundo Local, Dicionários e Obras de Referência) ou tem acesso reservado (documentos com características especiais ou únicas). Nesta categoria estão também incluídos os documentos do Fundo do Professor Eduardo Lourenço.
Os documentos assinalados com bola azul têm empréstimo condicionado, ou porque se destinam a um determinado tipo de público ou por motivo das suas características físicas.

Os utilizadores da BMEL têm acesso ao Catálogo Informatizado da mesma, sendo possível fazer pesquisas bibliográficas por diversos pontos de acesso, nomeadamente autor, título, assunto, data de edição, editor, ISBN, colecção, etc...
Poderão também usufruir de um Serviço de Referência que se traduz na orientação fornecida pelos técnicos relativamente ao funcionamento dos serviços, bem como ao nível das pesquisas bibliográficas, compilação ou selecção de informação documental.

Após retirar um documento da estante, o utilizador deve deixá-lo sobre a mesa para que um funcionário o arrume.

A BMEL disponibiliza impressos próprios para os utilizadores poderem fazer sugestões presencialmente, incluindo a sugestão da aquisição de um documento. Estas também podem ser feitas online através do website da BMEL.

A sugestão da aquisição de um documento pode ser feita nos impressos próprios disponíveis na biblioteca ou através do website da BMEL.

É expressamente proibido fumar dentro do edifício. Para comer e beber, devem ser utilizados os locais destinados a esse fim.

É proibido ter o telemóvel com som ou atender o telemóvel nas salas de leitura.

Após selecionar o documento que pretende consultar, o utilizador deve encaminhar-se ao balcão de atendimento com o referido documento, onde lhe será indicado o posto de consulta que poderá utilizar.

Os documentos audiovisuais encontram-se em livre acesso nas salas de leitura e estão dispostos por assuntos, de acordo com a versão sintetizada da tradução portuguesa da tabela de classificação proposta pela FIAF - Federação Internacional dos Arquivos de Filmes e uma Adaptação para Portugal do Plano de Classificação dos Documentos Musicais das Bibliotecas/Discotecas de Paris.
As etiquetas têm uma barra colorida de acordo com o tipo de suporte: DVD - amarelo e branco; CD (compact disk) - verde e branco; CDR (compact disk rom) - rosa e branco; CDL (audiolivro) - azul e branco; KV (cassete de vídeo) - vermelho e branco; KA (cassete áudio) - beje e branco; KAL (cassete áudio livro) - castanho e branco

A utilização dos computadores é gratuita e limitada, sendo necessário para a sua utilização apresentar no balcão da sala de leitura o cartão de leitor, o bilhete de identidade ou passaporte.

Os utilizadores podem utilizar os computadores da BMEL para consulta da Base de Dados da BMEL através do sistema de pesquisa Docweb, CD-ROM's, CD's DVD's, aceder à INTERNET, e utilizar os computadores para processamento de texto, folha de cálculo, base de dados, apresentações e tratamento de imagem.

A utilização da INTERNET é feita até ao limite de 1 hora. O computador tem no canto inferior direito um contador que avisa o tempo disponível ao utilizador.
O utilizador deve guardar os dados antes que o computador encerre a sessão, caso contrário correrá o risco de perder o trabalho que efetuou;
A utilização pode continuar se não houver reservas ou fila de espera para esse posto de consulta.

Para a realização de trabalhos, a utilização será feita em computadores devidamente identificados para o efeito, até ao limite máximo de 2 horas.
A utilização pode continuar se não houver reservas ou fila de espera para esse posto de consulta.

A utilização dos computadores é gratuita.

Cada computador só pode ser utilizado por uma pessoa de cada vez, para não perturbar o bom funcionamento que deverá existir na sala de leitura.

Sim, dispõe e é um serviço gratuito em sinal aberto.

Para aceder à rede sem fios da Biblioteca o utilizador tem que estar munido de um computador portátil, uma placa de rede Wireless WI-FI compatível.

Ao utilizar os computadores das salas de leitura, os utilizadores apenas podem utilizar as pastas "Meus documentos" e "Ambiente de Trabalho", existente no disco, para guardar documentos produzidos durante a sessão de trabalho, devendo os mesmos ser copiados para outro suporte quando terminado o trabalho.

Sugestões do mês