Perguntas frequentes

Pág. 1 de 2

Os cidadãos residentes no Concelho da Guarda ou, não sendo residentes, que nele estudem ou trabalhem.

Na primeira emissão do cartão não é necessário proceder a nenhum pagamento. Contudo, a 2ª via e subsequentes implicam o pagamento da taxa estipulada no Regulamento de Taxas e Outras Receitas do Município da Guarda.

A BMEL dispõe de: Átrio – zona de receção e acolhimento por excelência, Sala de Adultos, denominada “Nau de Ícaro”, Sala Infanto-Juvenil, denominada “Nós como futuro”, Sala do Conto, Sala Polivalente (Auditório ou Área de Exposições), denominada “Tempo e Poesia”, Livraria Municipal, Gabinetes e Zonas de Trabalho Administrativo e Biblioteconómico, Sala de Encadernação, Sala de Conservação, Depósito e Garagem.

A BMEL disponibiliza os seguintes serviços: Acesso ao Catálogo Informatizado, Serviço de Informação e Referência, Serviço Multimédia, que inclui o acesso à internet, Empréstimo Domiciliário, Consulta Local, Empréstimo Interbibliotecário, Acesso Wireless à Internet, Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, Atividades de Promoção do Livro e da Leitura, Serviço de Digitalização, Acesso a documentação reservada* (publicações em série e monografias), Cedência da Sala (Auditório) “Tempo e Poesia”*.

*Por favor consulte as condições.

Os serviços prestados pela BMEL são gratuitos com exceção das situações previstas no Regulamento de Taxas e Outras Receitas do Município da Guarda.

Em caso de dúvida os utilizadores podem contactar a BMEL por email ou telefone ou dirigirem-se aos balcões de atendimento situados na Receção, Sala Infanto-Juvenil e Sala de Adultos.

É necessário o preenchimento de uma Ficha de Inscrição e de um Termo de Responsabilidade, no qual o utilizador se compromete a cumprir o estabelecido no Regulamento da BMEL, apresentação de um documento identificativo oficial (Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade, Passaporte, Carta de Condução, Cartão de Estudante, desde que no mesmo conste fotografia, e a Cédula de Nascimento para menores de 10 anos), um comprovativo de residência, trabalho ou estudo no Concelho e uma fotografia recolhida pelo próprio serviço da BMEL no ato da inscrição.

Deve solicitar a 2ª via, ou subsequente, pagando uma taxa prevista no Regulamento de Taxas e Outras Receitas do Município da Guarda.

O Cartão de Leitor é individual e intransmissível e da exclusiva responsabilidade do utilizador pelo que não se podem fazer empréstimos a terceiras pessoas munidas de um cartão de utilizador que não o próprio.

Os serviços podem ser utilizados, presencialmente, mediante exibição de documento identificativo oficial. Contudo, sem Cartão de Leitor não é permitido o empréstimo domiciliário.

O empréstimo domiciliário de documentos só pode ser feito por utilizadores que possuam o Cartão de Leitor e faz-se presencialmente até dez minutos antes do encerramento da BMEL.

Estão disponíveis para empréstimo domiciliário todos os documentos, com excepção das obras de referência (dicionários, enciclopédias, etc.), publicações periódicas, obras raras ou em mau estado de conservação, Fundo Antigo, Fundo local, Fundo Eduardo Lourenço e outras obras devidamente identificadas com um sinal de cor junto à etiqueta da cota.

Cada utilizador pode requisitar até cinco livros por um período máximo de quinze dias, renovável por um novo período, presencialmente, telefonicamente ou via INTERNET (utilizando o email Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ) desde que não haja leitores interessados em lista de espera. O fundo audiovisual, CD’s Áudio, CD-ROM´s, vídeos e DVD´s, está disponível para empréstimo domiciliário, no máximo de cinco exemplares, por um período de cinco dias, sem possibilidade de renovação”. O mesmo se aplica aos livros com bola azul na lombada.

A renovação do empréstimo pode ser feita desde que esteja dentro do prazo, podendo ser feita localmente, na página do catálogo na secção "Área do Leitor" ou por via telefónica.
O leitor perde o direito à renovação do empréstimo se devolver os documentos fora do prazo estabelecido
.

Em caso de dano ou extravio das obras é obrigatório proceder à sua substituição por um exemplar em bom estado ou ao seu pagamento integral.

O leitor perde o direito à renovação do empréstimo se devolver os documentos fora do prazo estabelecido e não poderá efetuar nova requisição num prazo igual ao da demora na devolução, considerando os dias úteis.

Se o leitor exceder abusivamente os prazos estabelecidos para o empréstimo, é avisado via email ou por carta, para o fazer com a maior brevidade. Não sendo devolvidos os documentos, a Câmara Municipal da Guarda atuará pelos meios legais.

Para reservar obras deve aceder à Página Web da BMEL (área do utilizador). Isto implica que tenha cartão de leitor, sendo necessário indicar um endereço de email quando se faz a inscrição.

As reservas são válidas pelo período de vinte e quatro horas.

Para renovar empréstimos ou solicitar informação sobre assuntos relacionados com os empréstimos, pode ser utilizado o telefone 271 210 760 ou o email Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

A renovação do empréstimo pode ser feita desde que esteja dentro do prazo.

Os pedidos de renovação de empréstimo devem ser solicitados até às 18H30 (de 2ª feira a sábado, excluindo domingos e feriados).

O leitor perde o direito à renovação do empréstimo se devolver os documentos fora do prazo estabelecido

A BMEL disponibiliza aos seus leitores a possibilidade de consultar obras existentes noutras Bibliotecas Municipais e Públicas, pedindo-os através de empréstimo inter-bibliotecário. Os custos inerentes a este serviço serão suportados pelo utilizador que o solicite.

Com exceção dos documentos audiovisuais, estão dispostos nas estantes por assuntos, segundo a CDU - Classificação Decimal Universal.
As etiquetas com a CDU - Classificação Decimal Universal têm uma barra colorida de acordo com as 9 classes: 0 Generalidades - azul claro, 1 Filosofia - salmão, 2 Religião - violeta, 3 Ciências Sociais - amarelo, 5 Ciências Exatas - verde claro, 6 Medicina e Ciências aplicadas - cinza, 7 Artes e Desporto - rosa, 8 Literatura e Linguística - azul escuro, 9 História e Geografia - cor de laranja e ainda o Fundo Eduardo Lourenço - verde escuro e o Fundo Local - vermelho.

A Classificação Decimal Universal é um esquema de classificação uniformizado e normalizado, amplamente usado em todo o mundo, que visa abarcar e organizar a totalidade do saber humano
Os assuntos são divididos em 10 classes, que se subdividem novamente de forma decimal, do geral para o particular.

Sugestões do mês

Flores mágicas

News image

Uma menina e o seu pai vão caminhando pelas ruas movimentadas e enquanto a menina contempla tudo o que a rodeia, o pai caminha distraído e sem lhe... Ler mais...

O amor de Camilo Pessanha

News image

Apesar de tantos infortúnios e da desgraça do ópio, o homem conseguiu impor-se. Nem tudo foi sombrio. Em Macau, Camilo Pessanha era um professor s... Ler mais...