Crónicas de Rui de Pina I

10206

CRÓNICA DE D. SANCHO I
Destina-se a fornecer indicações contextualizadoras sobre a época em que D. Sancho I começou a reinar. Dedica dois capítulos aos feitos do rei quando era infante, tema que não voltará a repetir noutras crónicas. Trata do casamento do rei e sua descendência legítima e bastarda.

CRÓNICA DE D. AFONSO II
Realça a capacidade guerreira de que o rei deu provas ainda em vida do seu pai. Trata das guerras entre Afonso II e as irmãs, baseando-se no testamento de D. Sancho I e dá grande destaque à conquista de Alcácer do Sal. Os restantes capítulos da crónica são quase exclusivamente dedicados à trajetória dos cinco mártires de Marrocos.

CRÓNICA DE D. SANCHO II
Os três primeiros capítulos são dedicados ao casamento de D. Sancho com D. Mécia de Haro e ao rapto da rainha em Coimbra. Os outros capítulos abordam outros acontecimentos históricos: a ida de D. Sancho para Castela para pedir ajuda contra seu irmão, a retirada das tropas castelhanas e o chamado "episódio de Trancoso", os cercos de Celorico da Beira e Coimbra, a morte do rei e a recapitulação dos seus feitos.

 

 


PINA, Rui de, 1440?-1522? ; ALMEIDA, M. Lopes de, 1900-1980, ed. lit - Crónicas de Rui de Pina : D. Sancho I, D. Afonso II, D. Sancho II, D. Afonso III, D. Dinis, D. Afonso IV, D. Duarte, D. Afonso V, D. João II. Porto : Lello & Irmäo, 1977. XXIII, 1054 p ; 26 cm. (Tesouros da literatura e da história)
Oferta