Cooperativismo e Socialismo

53098

Será o cooperativismo uma alternativa global suscetível de se contrapor ao sistema capitalista? Será o movimento cooperativo expressão adequada e bastante das potencialidades, de construção duma nova sociedade, inerentes à classe operária?

Continuar...
 
A origem da família, da propriedade e do estado

520

Friedrich Engels procura explicar nesta sua obra a génese das principais instituições da sociedade contemporânea. Todavia, o maior desenvolvimento é dado aos diversos tipos de relações de parentesco conhecidas nas sociedades primitivas, na antiguidade clássica e entre os germanos.

Continuar...
 
Contribuição para a crítica da economia política

4385

Examino pela ordem seguinte o sistema da economia burguesa: capital, propriedade fundiária, trabalho assalariado; Estado, comércio externo, mercado mundial.

Continuar...
 
Trabalho assalariado e capital

41575

Nesta sua obra, publicada pela primeira vez por Karl Marx em 1849, quando por toda a Europa alastrava uma série de revoluções burguesas, Marx propunha-se descrever de uma maneira acessível a todas as relações económicas que constituem a base material da luta de classes na sociedade capitalista.

Continuar...
 
Divisão social do trabalho, ciência, técnica e modo de produção capitalista

41586

É o trabalhador coletivo formado pela combinação de um grande número de operários parcelares que constitui o mecanismo específico do período manufatureiro.

Continuar...
 


Pág. 1 de 5