Teatro de Gil Vicente

36793

O teatro vicentino é, pode dizer-se, uma criação original de Gil Vicente a partir de elementos tradicionais dispersos legados pela Idade Média.
No teatro medieval encontramos encenações de passos da Bíblia e das vidas dos santos ("mistérios" e "milagres"), a que correspondem na obra de Gil Vicente os Mistérios da Virgem.

Continuar...
 
Auto da barca do inferno

35654

Uma obra de Gil Vicente que se pode definir como uma "moralidade". Trata-se de um género de teatro cómico medieval que tinha por fim moralizar e edificar os espetadores pela crítica aos vícios e à vilania da Humanidade. Contudo, o autor compôs o seu teatro sem grande preocupação de obedecer a quaisquer preceitos estéticos ou de estabelecer fronteiras nítidas entre vários géneros teatrais do seu tempo.

Continuar...
 
Auto da Alma

33813

Figuração do homem que transita por um espaço de experimentação, lugar atravessado pela convergência do Bem e do Mal, que cansadamente se esforça por transpor.
Neste jornadear cumprem-se todas aquelas fases que habitualmente se encadeiam nas duas modalidades da narrativa alegórica da viagem que acabaram de ser consideradas.

Continuar...
 
Quem tem farelos?

33555

Um texto que apresenta cinco figuras, uma das quais fala castelhano. Carateriza situações comezinhas, citadinas e de referência direta a aspetos sociais do tempo. Utiliza a relação amo / criado como forma de acentuar verdade e fantasia ou mentira e realidade e põe em cena "falsas situações" sociais, vistas pelo lado do quotidiano.

Continuar...
 
Tragicomédia de Dom Duardos

25184

Gil Vicente ofereceu Dom Duardos ao jovem D. João III, no início do seu reinado, e representou-o então, decerto na Primavera de 1523 (ou do ano seguinte). Com esse serviço quis certamente assegurar futuras encomendas na nova corte, ganhando o ânimo e as boas graças do mecenas que viera substituir os seus anteriores protetores, D. Manuel e D. Leonor.

Continuar...
 


Pág. 1 de 4