Gonçalo Valgôde | Menção Honrosa 4.º Lugar CNL PDF Versão para impressão

go CNL

Eu, Gonçalo Valgôde, participei no Concurso Nacional de Leitura, pela primeira vez, este ano. Foi uma experiência inesquecível e penso que deixei uma marca daquilo que sou. O melhor de tudo é que concorri e, como diz a t-shirt da 13.ª edição deste concurso: "Li – Concorri – Venci".
Na fase escolar, realizei uma prova sobre a obra Vem aí o Zé das moscas. Obtive uma pontuação de 100%, passando à fase Municipal. De seguida, à Intermunicipal. Desta vez, tratava-se de uma prova que testava a leitura e argumentação. Li um poema, defendi a minha escolha e fiquei à espera do resultado, sonhando que iria rumo a Braga.
No dia 25 de maio, esse sonho tornou-se realidade. A primeira prova era um jogo online sobre "Leitura e Cultura", no qual não fui premiado, apesar de ter gostado muito de responder às perguntas. A parte mais interessante foi quando passei à prova final de palco. Era um dos cinco finalistas do 1.º Ciclo, graças a um texto que escrevi, na Escola, no dia 13 de maio. Depois das provas, mais um tempo de nervoso miudinho e de espera... O meu coração explodiu quando soube da minha posição a nível nacional – 4.º lugar!
Tudo isto graças à leitura de diversos livros, porque ler é viver, é sorrir, é crescer, é sonhar, imaginar e divertir-se com os livros e as suas personagens. A todos os meus colegas participantes no Concurso Nacional de Leitura, a todos os leitores, quero pedir que espalhem a mensagem de que ler é importante e recordar o slogan tantas vezes repetido na final, em Braga, "ser leitor é ser vencedor".

 

Gonçalo Valgôde, EB Sequeira, AESé - Guarda