Minha Terra Alta de Azul e Neve
Jaime Alberto do Couto Ferreira I PDF Versão para impressão

13018

Formosa, não o era, Fria, sim, porque foi erguida nas alturas fustigadas pelo vento agreste da meseta ibérica. Quanto ao resto, farta, forte e fidalga, apenas o que bastasse para não desmerecer por completo os epítetos. Mas formosa, não!

Continuar...
 
Maria Antonieta Garcia PDF Versão para impressão

13018

Poucos são os registos sobre a actividade maçónica na Guarda. A Casa ficava ali aconchegada entre a Torre dos Ferreiros, do lado da Rua Tenente Valadim, e a Pensão Santos. Um incêndio deixou-a em ruínas. Ao abandono durante décadas, abriu-se um espaço vazio que o imaginário da cidade povoou com histórias reais e inventadas que se criavam sobre os maçons.

Continuar...
 
A. Mendes Fernandes, Música Angélica PDF Versão para impressão

13855

De música, na Guarda dos meados do séc. XX, que nos lembre, existia o "cavalinho" que abrilhantava os saraus dançantes do Grémio Artístico Sande e Castro e, em contraste, a Schola Cantorum, do Seminário Maior.

Continuar...
 
A guarda, ao tempo da Proclamação da República… PDF Versão para impressão

35466

Em 1910, o concelho da Guarda tinha uma população de 41.517 habitantes. A cidade com mais de sete séculos de história, era sede de diocese, cabeça de concelho, de comarca e de distrito. Servida pelas linhas da Beira Baixa e da Beira Alta, circulavam, na cidade, diligências que conduziam as malas do correio para a Estação localizada a uma distância de 5 quilómetros. Cada passageiro despendia 150 réis e tinha direito a transporte de bagagem até 15 quilos.

Continuar...
 
Ribeiro Sanches I PDF Versão para impressão

13120

De idade de 13 anos saí da escola latina, e como a inclinação era para a leitura lia tudo o que encontrava, pedia livros emprestados a muitos, porque na casa adonde nasci não havia deles com abundância. Facilmente tive ocasião de falar com muitos homens de bem, a um destes mui versado na história (chamava-se o Fr. Francisco Taborda Nogueira) lhe pedi muitos; lembra-me que por acaso vi na sua Biblioteca Josepho de las guerras civiles de Judea, em 8º, eu lhe pedi prestado este livro.

Continuar...