PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Escola Básica do 1º Ciclo Santa Zita


stazita_9577web

 


Caracterização da escola

A escola do 1º Ciclo da Santa Zita é um dos vinte e um estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas da Área Urbana da Guarda, com um total de cento e setenta e oito alunos, distribuídos por nove turmas. Além das salas de aulas, casas de banho, sala de professores, sala de reprografia e telefone e salão polivalente possui uma Biblioteca Escolar, um Centro de Recursos para alunos deficientes e uma Unidade de Multi-deficiência.
O espaço exterior, completamente vedado, tem campo de futebol, espaço para a prática de basquetebol, caixa de areia, espaço para jogos tradicionais e dois espaços lúdicos apetrechados com aparelhos de madeira.
Na EB1 de Santa Zita elabora-se um jornal escolar chamado "Desejo de Voar".
Tem um formato tablóide, é publicado no final de cada período lectivo e tem uma tiragem média de 500 exemplares. A sua distribuição é feita na cidade e no concelho da Guarda. A partir do ano lectivo 2008/2009 também está on-line, cujo site é: www.desejodevoar.com .
Trata vários assuntos da escola, cidade, concelho, país e mundo. São diversos os colaboradores do "Desejo de Voar": alunos, professores, auxiliares, pais e encarregados de educação.
Este projecto pretende, simultaneamente, estimular o espírito crítico e imaginativo de todos os participantes e ajudar a criação de uma identidade da escola.
O jornal permite desenvolver ideias, projectar o futuro e aprender mais e mais...
O "Desejo de Voar" já recebeu vários prémios:

  • 2002/2003 - 1º Prémio no 1º escalão - categoria de Jardins-de-infância e Escolas de 1º Ciclo, promovido pelo Jornal "Público na Escola"
  • 2003/2004 - Melhor grafismo
  • 2004 - Menção Honrosa de Jovens Repórteres da TVI
  • 2005/2006 - 2º Prémio no 1º escalão - categoria de Jardins-de-infância e Escolas de 1º Ciclo, promovido pelo jornal "Público na Escola"
  • 2007/2008 - Menção Honrosa no concurso do jornal "Público na Escola"

 


Biblioteca Escolar Virgílio Afonso


Virgílio Afonso foi um historiador, poeta e jornalista, natural de Gonçalbocas, Guarda, que nasceu em 1923 e faleceu em 1998.
Virgílio Afonso era licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, depois de se ter formado na Escola do Magistério Primário da Guarda.
Foi director do "Diário da Guarda", iniciando desde muito jovem a sua colaboração na imprensa regional, especialmente em jornais desta cidade. Fez o estágio de jornalista no antigo "Novidades de Lisboa", quando ainda estudante, tendo como mestres os conhecidos jornalistas Tomás de Gamboa, Padre Moreira das Neves e Padre Miguel de Oliveira, que compunham o principal elenco da direcção e redacção daquele diário que suspendeu a publicação após a revolução de 25 de Abril de 1974. Virgílio Afonso foi delegado da Emissora Nacional na Guarda, chefiou a redacção do semanário "Correio da Beira" da Guarda, por ordem do Movimento das Forças Armadas, também extinto após o 25 de Abril, e cronista na revista "Flama", jornais "Diário de Coimbra", "Diário da Manhã", "Diário do Norte", entre outros.
Radicado na cidade da Guarda, o jornalista e escritor, continuou a sua actividade na Comunicação Social, tendo colaborado no Jornal do Fundão, Notícias da Covilhã, Notícias de Gouveia, Notícias da Guarda, Rádio Altitude, RDP-Guarda e revista Altitude.
Em 1975 fundou e dirigiu o quinzenário "Alta Cidade", que publicou 12 números, continuando colaborador e correspondente de outros órgãos de Comunicação Social.
Conferencista, etnógrafo, publicista e poeta, publicou, entre outros obras, a "Toponímia Histórica da Guarda", "A Guarda e os Amores da Ribeirinha", "Duas Cartas a um Principiante Literário", "Pequeno Auxiliar de Português", "Terra Mãe" (temas de etnografia). Para além dos vários livros publicados, Virgílio Afonso, recebeu diversos prémios literários, atribuídos em concursos através da imprensa.
A Biblioteca foi integrada na RBE em 2002. É um espaço que tem uma área total de 77m², distribuídos pelas várias áreas: recepção/acolhimento, leitura informal e periódicos, leitura de documentos impressos, leitura de vídeo, leitura e produção multimédia e trabalho de grupo.
É aqui que se elabora e produz o jornal escolar "Desejo de Voar".
Está equipada com mobiliário apropriado ao espaço e aberta cinco dias por semana, dentro do seguinte horário:

 

 

Horário:
Manhã: 09h00m 12h00m
Tarde: 14h00m 17h30m