PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Escola Básica do 1º das Lameirinhas


lameirinhas001

 

Caracterização da escola


A Escola EB1 de Lameirinhas fica situada num bairro periférico da cidade com o mesmo nome.
Esta Escola é constituída por dois edifícios contíguos. Cada um deles possui quatro salas de aulas, amplas, arejadas, bem iluminadas e com aquecimento central a gás.
O edifício mais antigo tem 4 salas de aula a funcionar com o 1º ciclo. No mais recente, no R/chão, funcionam duas salas com Jardim-de-infância, e duas salas no 1º andar. Destas, há uma onde funciona uma biblioteca escolar, a Biblioteca Rui de Pina. Na outra sala está a funcionar uma turma do 1º ciclo.
No recreio, ao ar livre, foi implantado um campo polidesportivo que é utilizado por todas as crianças da escola.
No presente ano lectivo fica a pertencer a esta escola situada na aldeia de Vale de Estrela, localizada no meio do aglomerado populacional desta localidade e que dista cerca de 7 km da cidade da Guarda, sede de concelho.

 

Biblioteca Escolar Rui de Pina


A biblioteca denomina-se Rui de Pina em homenagem ao cronista português, que se encontra ligado à Guarda. Foi cronista oficial de D. João II e de D. Manuel I.
D. João II nomeou-o diplomata, participando em várias embaixadas à corte de Espanha e ao Vaticano. Foi o embaixador enviado por D. João II a Espanha para negociar o Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494. Em 1497 é nomeado por D. Manuel I cronista-mor e guarda da Torre do Tombo.
De todas as polémicas que envolvem a extensa obra de Rui de Pina, desde o seu mérito como historiador, que cuja voz suportou fundamentalmente a versão oficial dos acontecimentos históricos, até aos problemas que decorrem da estrutura e fontes das suas crónicas, apenas se depreende que a obra de Rui de Pina ainda não mereceu um estudo exaustivo.

A Biblioteca foi integrada na RBE em 2003. É um espaço que tem uma área total de 70m², distribuídos pelas várias áreas: recepção/acolhimento, leitura informal e periódicos, leitura de documentos impressos, leitura de vídeo, leitura e produção multimédia e trabalho de grupo. Está equipada com mobiliário apropriado ao espaço e aberta cinco dias por semana, dentro do seguinte horário:


 

 

Horário:
Manhã: 09h00 12h00m
Tarde: 14h00m 17h30m