PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Escola Básica do 1º Ciclo da Estação


guardagare

 


Caracterização da escola


A Escola Básica do 1º Ciclo da Estação / S. Miguel fica situada na Guarda, na Avenida da Estação.
É uma escola construída em dois blocos, que embora estejam unidos, são de tipo diferente. O edifício mais antigo é do Plano Centenário e o mais recente não tem plano definido.
Possui oito salas, sendo seis ocupadas pelo serviço docente, a sétima funciona como biblioteca e a oitava encontra-se dividida ao meio funcionando numa parte a zona de reuniões e serviços administrativos e, na outra, uma zona de apoios educativos.

 


Biblioteca Escolar Nuno de Montemor


Esta biblioteca tem o nome de Nuno de Montemor em homenagem ao escritor que, sendo natural de Quadrazais, acabaria por passar a maior parte da vida na cidade da Guarda, juntamente com a maioria dos seus familiares. Durante anos, exercendo simultaneamente a actividade de capelão, dedicou-se à poesia e ao romance inserindo-se na corrente do realismo social da época, sendo considerado por alguns escritores "um dos mais puros poetas de Portugal".
Nuno de Montemor escreveu para o povo, para quem falava com simplicidade. Todos os seus livros são moralizantes, e cada um deles é a apologia de uma virtude ou a condenação de um vício, do qual é sempre possível libertarmo-nos. Não seria justo se não se referisse o Lactário Dr. Proença, idealizado por ele e que resolvia os vários problemas materno-infantis que afectavam as famílias mais necessitadas da Guarda.
A Biblioteca foi integrada na RBE em 2002. É um espaço que tem uma área total de 61m², distribuídos pelas várias áreas: recepção/acolhimento, leitura informal e periódicos, leitura de documentos impressos, leitura de vídeo, leitura e produção multimédia e trabalho de grupo. Está equipada com mobiliário apropriado ao espaço e aberta cinco dias por semana, dentro do seguinte horário:

 


 

Horário:
Manhã: 9h00m 11h45m
Tarde: 14h00m 15h35m