PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Nasceu na Quinta do Pombo, Guarda, em data desconhecida, havendo registo do seu baptismo, com o nome de Martinho de Mendonça de Pina e de Proença Homem, no ano de 1693.
Oriundo de uma família nobre, com origem na Biscaia, os seus familiares habitavam num solar nesta cidade.
Com cerca de vinte anos partiu em viagem pela Europa, seduzido pelo espírito das Luzes, ambicionando conhecer as principais Cortes e a filosofia subjacente à pedagogia europeia. Viajou por muitas cidades europeias: Salamanca, Madrid, Saragoça, Marselha, Roma, Veneza, entre outras. Alista-se mesmo no exército do Império Austríaco e participa na Batalha de Belgrado, em 1717. Sobre esta batalha escreveu um livro, em latim, intitulado Expeditio Belgradensis.
A seguir parte para os Países Baixos, sendo incumbido de ensinar Matemática ao infante D. Manuel.
Os seus conhecimentos eram multidisciplinares. Foi encarregado de compor em latim a História dos Bispados de Braga e de Lamego, debruçando-se também sobre a filosofia, a pedagogia ou a história.
Cavaleiro de Oliveira referiu-se a Martinho de Mendonça como o maior filósofo português do século XVIII.
Refira-se ainda que D. João V o nomeou bibliotecário da sua Corte, que foi Comissário Régio no Brasil e Embaixador em Inglaterra e um dos fundadores da Academia Real da História Portuguesa.
É tido como um dos pioneiros nas reflexões à volta do tema da Educação. Com efeito, preocupado com a educação em geral e a dos seus filhos em particular, escreveu Apontamentos para a educação de um menino nobre, obra que dizia ser para uso pessoal.
Para Joaquim Ferreira Gomes, professor universitário na área da pedagogia, o autor revela influências de Locke, Rollin e Fénelon.

 

Obras:

  • Expeditio Belgradensis
  • Discurso filológico-critico sobre el corolário del discurso XV del teatro critico universal
  • Apontamentos para a educação de um menino nobre

 


Fonte:

  • GOMES, Jesué Pinharanda , 1939 - Dicionário de escritores do Distrito da Guarda. Guarda : Jesué Pinharanda Gomes, 1969. 124, [1] p : il ; 24 cm.
  • ROMANA, José Manuel Trigo Mota da - Antologia de escritores da Guarda : século XII a XX. Guarda : Câmara Municipal da Guarda, 2003. 406 p ; 25 cm PT 201436/03 ISBN 972-8813-16-3