Carlos Carvalheira (1948 – ) PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

carvalheira

Nasceu em Trancoso, em 1948.
Possui a licenciatura em Direito, pela Universidade de Coimbra, a pós-graduação em Direito Europeu e o Diploma Superior de Estudos Franceses (Nancy-França).
Fez estágios profissionais no Tribunal de Justiça da União Europeia, na Comissão da União Europeia e no Parlamento Europeu.

No Ministério das Finanças e no Ministério dos Negócios Estrangeiros coordenou, durante vários anos, as posições sectoriais com vista à negociação, no quadro da União Europeia, de vários dossiês e de diversos elementos de Direito Derivado.
Coordenou todo o processo de notificação do Direito Nacional Adaptado. Integrou o Grupo "Ad Hoc" Imigração, assim como as delegações nas reuniões dos Grupos do Conselho de Ministros na União Europeia.
No Instituto da Juventude, chefiou a Divisão de Relações Internacionais e integrou e chefiou as delegações para negociação de programas com diversos países.
Participou na primeira Presidência Portuguesa da União Europeia, em 1992, onde prestou apoio ao Presidente do Grupo do setor Juventude.
Exerceu, durante vários anos, as funções de Secretário do Governo Civil da Guarda.
Foi conferencista e formador em colóquios, conferências, ações de formação e seminários, essencialmente em matéria de Direito Comunitário e de Integração de Portugal na União Europeia.
Escreveu para jornais de âmbito nacional e local. Tem participado na elaboração da Coleção "Fio da Memória" da Câmara Municipal da Guarda.
Lecionou, durante vários anos, a cadeira de Direito Europeu e Cidadania, na Universidade Sénior da Guarda.



Obras:

  • Carvalhal Meão : tradição e religiosidade (2010)
  • Contos do Vale da Promissão (2013)
  • Vae Soli! : (aldeias - a agonia de um mundo de ontem) (2013)
  • O menino-rei (2013)
  • O Messias (2015)
  • À volta dos coveiros (de profundis clamavi...) (2015)
  • Os confins do Éden (2017)

 


Fonte:

  • O messias / Carlos Carvalheira ; revisão Maria da Conceição Morais Moreira. - [S.l.] : Lema d'Origem, 2015
 

Autores do fundo Local