Augusto César Ferreira Gil nasceu, acidentalmente, em Lordelo do Ouro, Porto, onde os seus pais, naturais do distrito da Guarda, se encontravam, tendo falecido em Lisboa. Estudou inicialmente na Guarda e formou-se em Direito na Universidade de Coimbra. Na cidade dos estudantes conviveu com colegas e amigos que partilhavam as mesmas preocupações literárias. Após a formação académica fixou-se na Guarda, onde exerceu funções públicas, tendo fundado o jornal Actualidade. Foi contemporâneo de João de Deus, Eugénio de Castro e Lopes Vieira, geração intelectual ligada ao parnasianismo e ao simbolismo. Começou a exercer advocacia em Lisboa, tornando-se mais tarde Director-Geral das Belas-Artes. Foi na poesia que o autor mais se destacou, ligando a imaginação simbolista a um lirismo e sátira popularizáveis. Talvez por isso fosse tanto do agrado das massas populares. Qualquer motivo banal lhe servia para fazer versos. Inspira-se na natureza, nos pobres, temas que torna acessíveis e realistas, dando-lhes um raro sentido de ritmo. Na sua poesia notam-se influências do lirismo de António Nobre pelo que também se pode afirmar que se insere numa perspectiva neo-romântica nacionalista. Por outro lado pode ser visto como o primeiro precursor do neo-realismo coimbrão de 1940, visto sob o prisma do socialismo poético, observado mais tarde na obra de Fernando Namora ou Carlos de Oliveira. Apesar de estar bem divulgada, a sua obra carece ainda de um estudo aprofundado, embora alguns autores lhe tenham dedicado atenção, como Ladislau Patrício, parente do poeta. Seja como for, o nome de Augusto Gil ocupa um lugar de destaque na literatura portuguesa.
Obras:
- Musa Cérula
- Versos
- Luar de Janeiro
- O canto da cigarra
- Sombra de fumo
- Alba Plena
- O craveiro da janela
- Avena rústica
- Rosas desta manhã
- Gente de palmo e meio
- O elogio da alegria
- A frauta de cana
Fonte:
- GOMES, Jesué Pinharanda , 1939 - Dicionário de escritores do Distrito da Guarda. Guarda : Jesué Pinharanda Gomes, 1969. 124, [1] p : il ; 24 cm.
- ROMANA, José Manuel Trigo Mota da - Antologia de escritores da Guarda : século XII a XX. Guarda: Câmara Municipal da Guarda, 2003. 406 p ; 25 cm PT 201436/03 ISBN 972-8813-16-3
|